Imagem da Associação 

LogoAME
LogoFCE

A direção da FCE está a preparar um Manual de Identidade Visual da associação, de forma a regulamentar a utilização dos logótipos associados à Filarmónica, assim como as fontes e a palete de cores.

Com a reestruturação da Associação, dos seus grupos e divisão de pelouros em Fevereiro de 2018, a Direção da AFCE achou importante que a Associação passasse a ter uma imagem mais cuidada e dinâmica.

Assim, os polos recentemente criados passam a ter uma identidade visual própria, baseado em algum elemento do brasão da associação.

A Academia de Música da Ericeira apresenta uma desconstrução minimalista do logótipo original, como se se tratasse de um desenho de uma criança, mantendo os traços irregulares.

Em 2019 foi criada uma marca comemorativa do 170º aniversário da FCE, que é composta, tal como o logo da AME, por uma descontrução do brasão da associação.

"Assim, a marca é composta por quatro elementos principais:

  • As folhas de oliveira, símbolo da prosperidade, presentes no brasão da FCE, mas desta vez de cor dourada, que simboliza a vitória e remete para as areias douradas das praias da Ericeira e a talha e ouro dos seus tesouros

  • 5 linhas paralelas, como se tratasse de uma pauta, de cor dourada, de forma a remeter para a música. Estas linhas estão também presentes no brasão da associação mas remetendo para as cordas de uma lira

  • "170", remetendo para as nossas casas ladeadas de azul, da cor do mar da Ericeira. O lettering utilizado dá sobriedade e elegância ao mesmo tempo. Era importante ter escrito o número que comemoramos, de forma a que ao longo de todo o ano nos vamos relembrando da importância desta efemeridade

  • O ano de fundação da Filarmónica e o ano 2019, data da comemoração do 170º aniversário, podendo assim o logótipo perdurar no tempo, e garantindo que é feita a relação ao ano que assinalamos. Está também presente o nome da Associação"

(Plano de Gestão e Orçamento 2019)

LogoCover170